Os 3 sapatos de homem ideais para trabalhar

Sapato Oxford

Tradicionalmente, o sapato Oxford era considerado formal. Mas dada a variedade de cores, variações e materiais, isso já não é bem verdade. O que sim continua a ser verdadeiro é o conforto destes sapatos.
Os Oxfords foram criados para serem uma alternativa mais prática e confortável ao calçado comum de há 200 anos atrás: um par de sapatos de sola baixa que expõe os tornozelos. Quando este calçado foi adotado em massa pelos alunos da Universidade de Oxford, ganhou o nome que mantém até hoje.
O Oxford de couro preto é um sapato formal clássico mas versátil, adequado para inúmeros ocasiões: escritórios, casamentos, funerais, jantares ou eventos “black tie” e por aí em diante. O Oxford preto é o sapato preferido de businessmen pelo mundo fora, mas existem Oxfords para escritórios e outros locais de trabalho menos formais.
Os sapatos Oxfords perfurados, também conhecidos como Brogues, são um exemplo dessas variações mais casuais. Em castanho escuro ou couro castanho vivo (chestnut), torna-se ainda mais versátil e pode ser usado no escritório com todo tipo de calças, desde calças chinos beige às de ganga escura.



Sapato Oxford




Sapato Derby

O sapato Derby tem muitas semelhanças ao Oxford mas hoje é visto como menos formal. No entanto, tal como os Oxfords, é bastante versátil em função da cor e do material. Como em todos os sapatos, o couro preto torna o Derby mais apropriado para ocasiões formais. Combine com um fato preto ou cinzento e estará bem enquadrado em ocasiões mais formais.
Os Derby em tons de castanho e em camurça tornam-se sapatos smart casual que funcionam tanto no trabalho como no happy hour depois das 18h. Pode combiná-los com calças chino vermelhas, verde, beige, castanhas (e outras cores contrastantes, se for mais arrojado) ou calças de ganga. Já no que toca ao casaco, um blazer ou modelos mais desportivo em tons de azul são ambas escolhas clássicas que não o deixarão ficar mal.
Os Sapatos Derby de camurça ou castanhos também se prestam bem a alguma personalização, nomeadamente no que toca aos atacadores. Experimente outras cores, tais como atacadores azuis, vermelhos ou verdes, e terá instantaneamente um look mais distinto.
 

Sapato Mocassin

Os mocassins são sapatos slip-on, práticos, confortáveis e que são capazes de serem usados tanto em situações casuais como ocasiões formais q.b. No entanto, sabemos que os mocassins são originalmente casuais, pelo que para ocasiões especiais, recomendamos-lhe antes um Oxford ou um sapato Monk.
Num escritório com uma cultura mais casual do que formal, os mocassins estão como peixe na água. Combine-os com calças de corte reto, no comprimento certo, em ganga ou no estilo chino. Ao contrário dos sapatos de vela, é recomendado que os use com meias. 
Dentro deste estilo, os mocassins com berloques são os mais arrojados e acabam por ser vistos como um pouco mais formais e sofisticados. Como tal, não tenha receio de os usar com um blazer numa cor contrastante ou até mesmo com um fato de padrão (tartan, por exemplo).



Sapato mocassins



Conclusão

Desde que consiga manter um bom equilíbrio, nós acreditamos que pode quebrar as regras da moda. No entanto, como sabemos que existem espaços de trabalho mais conservadores, esperamos que estas dicas clássicas consigam ajudá-lo a concentrar-se no trabalho e a dissipar as preocupações com o que está a vestir ou a calçar!
  • Nov 18, 2019
  • Categoria: Jornal
  • Comentários: 0
Deixe um comentário