Sapatos de Vela para Homem: Como e Quando Usar?

Como o nome sugere, os sapatos de vela foram concebidos para serem usados nos convés dos barcos. A sola de borracha evita derrapagens, enquanto o couro costurado à mão garante a durabilidade do calçado. Como qualquer peça de couro, com o uso tornam-se maleáveis, moldam-se às formas do pé e ganham um charme irresistível. Não é de estranhar, então, que este look tenha chegado a terra firme.

Longe das atividades náuticas, os sapatos de vela têm-se tornado um verdadeiro clássico da moda masculina. Tão clássicos, aliás, que já alcançaram o estatuto de viver à margem das tendências. Por outras palavras, estes mocassins nunca estão in ou out: todos os anos, por volta do verão, pode tirá-los da caixa e usá-los casualmente sem ser multado pela fashion police. Isto é uma garantia da Mark Bellucci.

Sapatos de vela para homem

Como Usar Sapatos de Vela

Com calções. É uma excelente combinação para os dias quentes de verão. Prefira calções pouco vistosos se os sapatos de vela forem coloridos. Se, pelo contrário, os sapatos forem de uma cor neutra, como castanho claro ou nude, pode combinar com calções de cor viva. O importante é o equilíbrio.

Com calças de ganga. Esta é uma das combinações mais clássicas. Vista calças de ganga azul com um pólo, blazer e sapatos de vela em cor neutra (o couro original é perfeito com a ganga) e está pronto para uns cocktails num qualquer rooftop com vista para o Tejo ou para a Foz do Douro.

Com calças chino. Ao contrário dos calções, das calças de ganga ou mesmo das calças de fato, as chino conferem um look business casual e facilmente transitam do dia para a noite. Não tem de ir a casa trocar de roupa - perfeito! Já para não falar na multitude de cores que podem ter, o que ajuda a dar o seu cunho pessoal ao look. Mas é importante manter um equilíbrio: se usar calças chino de cor viva, prefira sapatos de vela em couro. Para um look sofisticado, prefira chinos de corte justo e com o comprimento certo da sua perna.

Faux pas!

  • Nunca use sapatos de vela com meias visíveis - isto é um grande faux pas que vai dar a impressão de que não se sabe vestir de forma sofisticada. Qualquer que seja o outfit, prefira meias invisíveis.
  • Não use mocassins de vela com fatos. Se estava a considerar levá-los para a sexta feira informal, sugerimos antes que use calças de ganga escura de corte reto e um blazer.

 

Quando Usar Sapatos de Vela?

Os loafers de vela combinam com o verão como o gin com zimbro, como o azeite virgem e vinagre balsâmico…. já perceberam a ideia. São confortáveis para as viagens longas das férias de verão (especialmente depois de já se terem moldado aos seus pés), são perfeitas para a praia e até são uma boa opção para o escritório se quiser mostrar um pouco mais de personalidade e estilo sem receber olhares confusos.

Apesar de serem sapatos de “barco”, estes mocassins não são próprios para as épocas chuvosas pois podem deixar entrar água. Mais: nem sequer vão ficar bem com um sobretudo comprido de lã para o tempo frio.

Conheça alguns dos nossos modelos de sapatos de vela.

 

  • Jul 17, 2019
  • Categoria: Jornal
  • Comentários: 0
Deixe um comentário